Streaming nada mais é o que é uma tecnologia que tem a capacidade de enviar informações multimídia através da rápida transferência de dados, utilizando principalmente a internet e foi criado para tornar as conexões e a troca de informações muito mais rápido.

Um excelente exemplo de streaming pode ser visto no site do YouTube, que utiliza esse tipo de tecnologia para permitir que vídeos sejam transmitidos em tempo real.

 

A origem da palavra streaming vem da palavra em inglês stream, que significa riacho ou córrego. Justamente por isso é que a palavra streaming faz referência a um fluxo, só que na área da tecnologia, indicando essa fluidez de dados e conteúdos multimídia.

Até mesmo a televisão atualmente vem sofrendo influência dessa nova tecnologia visto que muitas pessoas assistem filmes, seriados e até mesmo jogos de futebol em streaming.

Isso porque o live streaming permite que a pessoa veja um programa que está sendo transmitido ao vivo, assim como também é possível transmitir qualquer evento através de uma transmissão ao vivo para que as pessoas que não estão presentes possam assistir de qualquer lugar do mundo.

Com as conexões rápidas de hoje em dia, os usuários se sentem como se estivessem presentes pois tem áudio e vídeo transmitidos em tempo real e, normalmente, podem opinar e tirar dúvidas a respeito do que o que está sendo tratado, utilizando para isso as redes sociais ou os próprios canais oferecidos pela plataforma de transmissão.

O fato é que cada vez mais empresas utilizam essa tecnologia para gerar a interação digital instantânea e se aproximar seus clientes e seguidores.

Agora que você já sabe o que é o streaming, vamos entender um pouco mais sobre como a internet tem ajudado nisso e quais as vantagens da utilização dessa ferramenta.

 

Vantagens do streaming nas redes sociais

Como já dissemos o streaming é uma tecnologia para transmissão de dados e conteúdos multimídia. Entretanto, mais do que isso, ela é uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação e a interação, aproximando pessoas.

É justamente por ser simples de acessar e utilizar que streaming tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa para as empresas. Então, veja algumas vantagens de usar o streaming nas redes sociais:

 

Aumento na audiência

A primeira vantagem de usar o streaming nas sociais é que ele consegue aumentar a sua audiência.

Você já imaginou quantas pessoas seria possível colocar em um auditório ou em algum espaço de forma que todos possam curtir o evento e ficar confortáveis?  A verdade que isso depende da quantidade de dinheiro que você está disposto a investir para a criação desse evento. Isso sem falar na possibilidade de você nem conseguir abranger tantas pessoas assim.

Entretanto com streaming não é preciso se preocupar com nada disso, visto que com a popularidade da internet e o uso das redes sociais seu alcance é, basicamente, ilimitado sendo possível impactar um grande número de pessoas em qualquer lugar do mundo.

Sendo assim não importa se o que você tem para dizer vai ser transmitido na sala da sua casa ou do outro lado do mundo durante uma viagem pois não existem obstáculos com esse tipo de transmissão ao vivo.

 

Forte incentivo à interação

Muitas vezes, em eventos que acontecem em espaços físicos, o espaço para interação acaba sendo limitado por diversos motivos, que podem ser desde a falta de pessoas para organizar as dúvidas até a falta de conforto de um convidado para se expor perante os demais.

Isso normalmente torna os eventos físicos menos atrativos, podendo resultar em um grande fracasso.

Por outro lado, com uma transmissão ao vivo pela internet isso dificilmente acontece.  Isso porque a maioria das plataformas de streaming permitem a troca de mensagens e é possível incentivar as pessoas a mandarem suas dúvidas ou opiniões sobre o tema que está sendo tratado

 

A transmissão ao vivo é mais lucrativa

Obviamente que fazer um evento que necessita de um espaço físico é extremamente caro, ainda mais dependendo do número de participantes.

O que acontece é que com as transmissões ao vivo é extremamente possível fazer tudo isso de uma forma muito mais econômica, sem ter que limitar o seu público a fim de cortar custos.  Através da internet o seu evento o conteúdo pode atingir mais gente do que caberia em um estádio de futebol.

 

Transparência e credibilidade

Fazer um streaming ou transmissão ao vivo mostra para o mundo que a empresa não tem nada para esconder ou temer e que está disposta a ter pessoas acompanhando seus movimentos e fazendo parte de suas atividades.

Essa, sem dúvida, é uma das grandes vantagens desse tipo de ferramenta, pois mostra o público que deseja inclui-lo naquilo que está acontecendo independente do lugar ou da distância.

Tem dúvidas e quer conhecer mais sobre o tema? Saiba que a Bi Filmes está de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade.

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.