Os dados sobre a produção de vídeos online confirmam que eles são um verdadeiro sucesso, e têm muita relevância no Brasil.

Segundo o diretor-geral do YouTube no Brasil, Fábio Coelho, até 2020 é possível que o consumo de vídeos na internet ultrapasse o da TV tradicional.

As próprias redes sociais estão se desenvolvendo e crescendo ainda mais em torno dessa nova tendência dos vídeos, como ficou bastante nítido com o sucesso do Snapchat e o desenvolvimento da ferramenta stories no Instagram, bem como no WhatsApp e Facebook.

 

O inegável é que o estímulo visual de um vídeo, em tempos tão corridos, é algo extremamente atraente é muito mais fácil de ser consumido.

Com esse sucesso cada vez maior, os vídeos passaram a ser produzidos e compartilhados em massa e, atualmente, os YouTubers são considerados influenciadores digitais.

Tendo em vista esse conceito, a InsightSamba desenvolveu uma pesquisa com produtores de vídeo do Brasil, a fim de melhor compreender a produção e divulgação desse produto no cenário nacional. Sabendo disso, vamos ver alguns dados sobre a produção de vídeos.

 

1 – Dados sobre a produção de vídeo: marketing, negócios e vendas são os assuntos mais abordados em vídeos

Quase 60% dos produtores que participaram da pesquisa fazem vídeos ligados assunto de negócio, marketing e vendas.

O motivo disso é que existe uma crescente procura dos brasileiros por esses temas, provavelmente porque são temas que necessitam de atualização constante e atraem profissionais e setores variados.

O próprio marketing é um excelente exemplo disso, e foi obrigado a se renovar graças surgimento das redes sociais trazendo novos temas, tais como marketing de conteúdo, inbound marketing e muitos outros.

 

2 – Dados sobre a produção de vídeo:  46% Dos produtores preferem uma frequência de postagem semanal enquanto 24% pública ou 2 vezes por semana

A frequência da publicação para novos vídeos varia bastante, principalmente de acordo com o tema. O fato é que não existe um padrão ideal, mas o mais correto é manter uma certa constância para que haja engajamento

Assim que essa frequência é estabelecida, a audiência passa a criar uma expectativa maior para os próximos conteúdos.

 

3 – Dados sobre a produção de vídeo: a cada três produtores 2 optam pela produção de vídeos com duração de 1 a 5 minutos

É preciso lembrar sempre que estamos na era do consumo rápido de informação, e é por isso que vídeos mais curtos tendem a gerar um maior engajamento. Para os mais complexos, a estratégia é quebrar o vídeo em diversas partes considerando uma explicação mais detalhada.

Entretanto, a duração máxima de 5 minutos tende a ser mais do que suficiente para temas mais leves e com informação rápida.

 

4 – Dados sobre a produção de vídeo: somente 5% dos produtores da firmam produzir vídeos com mais de 25 minutos.  Os principais estão na área da Educação

No caso específico do segmento educacional, por exemplo, um vídeo com duração mais longa não se torna um problema, pois quanto mais didático e detalhado ele for, maior qualidade terá o conteúdo.  É possível encontrar inclusive alguns “aulões” de uma hora. Como você pode ver, os dados sobre a produção de vídeo são expressivos e o mais interessante é poder criar conteúdo variados.

 

5 – Dados sobre a produção de vídeo:  a maioria dos produtores prefere fazer a divulgação de seus vídeos por e-mail marketing no Facebook

Outro dado que essa pesquisa mostrou foi que a maioria das pessoas tem o Facebook como uma das principais fontes de divulgação de seus conteúdos e transmissões online.  O grande motivo disso é a grande visibilidade e valor que essa rede social proporcionam aos conteúdos audiovisuais que, normalmente, conseguem o maior alcance e engajamento.

 

6 – Dados sobre a produção de vídeo: é menor de 5% a porcentagem de produtores que consegue chegar ao número de 10 mil visualizações

Não importa qual seja o tema abordado, alcançar as 10 mil visualizações em um vídeo é uma tarefa muito difícil. Sendo assim, em todas as áreas pesquisadas, a porcentagem daqueles produtores que conseguiram registrar mil visualizações fica em torno de 80%.

Pronto, agora você já conhece alguns dados sobre a produção de vídeo e pode começar a planejar seu conteúdo!

E se você tem vontade de levar essa tecnologia para a sua empresa, conte com a nossa equipe! A Bi Filmes está sempre de prontidão para atender você e a sua empresa.

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.