Seja como material principal ou para utilizar com material de apoio em cursos, investir na criação de vídeos é sempre uma excelente estratégia para ajudar no engajamento de quem vai assisti-los, facilitando assimilação do conteúdo. Entretanto, é preciso saber que para criar vídeos mais didáticos para EAD, não basta somente apresentar conteúdo de qualquer maneira.

É preciso considerar diversos pontos que irão fazer toda diferença no sucesso ou fracasso do seu vídeo.

Então veja alguns passos para criar vídeos mais didáticos para EAD.

 

 1ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD:  bom planejamento do conteúdo

Os principais pontos para produzir um bom vídeo é ter um bom planejamento da aula e uma boa distribuição do conteúdo em cada uma delas.

Isso porque não existe nada mais frustrante do que assistir diversas aulas que não possuem nenhuma ligação entre si, que não apresentam um assunto conciso e que o assunto muda de uma hora para outra.

Essa falta de foco pode acabar deixando o material pouco interessante, fazendo com que o estudante abandone o curso.  Logo o recomendado é ter uma visão Geral do conteúdo para que seja possível fazer uma boa divisão em planejamento do mesmo para manter uma ordem lógica.

 

 2ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD: ensaie como vai ser a sua atuação

Todo mundo já teve um professor que parece que não sabia o que estava falando embora ele dominasse o assunto. O fato é que nas aulas presenciais é difícil que o professor ensaie, entretanto nas vídeo-aulas é possível ensaiar para oferecer um conteúdo capaz de engajar quem está estudando.

Por isso, mais do que dominaram o conteúdo é preciso que o professor seja capaz de gerar empatia, criando uma estratégia para manter o aluno interessado.

Alguém que fala muito devagar ou baixo, por exemplo, pode acabar prejudicando assimilação do conteúdo bem como uma pessoa que fala muito rápido.

 

3ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD: domine o seu conteúdo

É preciso ter muito cuidado para não passar nenhum tipo de informação equivocada durante uma aula. Justamente por isso é que o ideal é apostar em um roteiro que possa ser estudado e treinando.

Isso não quer dizer que você tenha que transmitir o conteúdo exatamente da maneira que foi escrito, apenas que você terá uma guia para ajudar durante apresentação evitando que você acabe indo por caminhos que não têm nada a ver com o proposto para aquela aula.

 

4ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD: cada público uma abordagem específica

É preciso ter cuidado para usar um tipo de abordagem que esteja de acordo com o público que irá assistir o vídeo.

Isso quer dizer que não é possível falar com o grupo de adolescentes com a mesma linguagem com a qual falará com um grupo de empresário, mesmo que os ensinamentos sejam os mesmos.

A adequação da linguagem faz com que o público se sinta mais à vontade e interessado pelo assunto em questão.

 

5ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD: humor é fundamental

É sempre uma boa dica usar doses de humor em qualquer aula, entretanto, ela precisa ser bem pensada para que não fique forçada. Essa estratégia deve ser usada de forma natural e leve sem tentar transformar tudo em uma grande piada.

Além do mais, é preciso muito cuidado no tipo de humor utilizado nessas situações visto que machismo, racismo, homofobia e demais preconceitos, embora pareçam engraçados para alguns, não são piadas e não tem graça.

 

 6ª dica para criar vídeos mais didáticos para EAD: tenha um bom equipamento

Você não precisa contratar uma grande produtora para gravar um vídeo para EAD mas deve no mínimo ter um equipamento de qualidade capaz de deixar as suas aulas uma aparência mais profissional de forma que isso não influencie na didática do ensino.

Pronto, aproveite essas dicas e comece agora mesmo a criar vídeos mais didáticos para EAD.

Tem dúvidas e quer conhecer mais sobre o tema? Saiba que a Bi Filmes está de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade.

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.