Ter um conhecimento básico na produção de vídeos é essencial para a produção de videoaulas otimizadas. Isso porque quanto melhor for o seu conteúdo, mais resultados você terá, conseguindo assim entregar informações de qualidade para o seu público. Atualmente, com a facilidade da internet, é cada vez maior o número de pessoas que procuram aprender através de cursos a distância.

E quem atua no setor de educação precisa estar preparado para utilizar o recuso de videoaulas da melhor maneira.

É importante lembrar também que os métodos de aprendizado, tal como EAD, ensino a distância, vem apresentando um crescimento espantoso nos últimos anos. Com isso, cresce também a produção e o consumo das videoaulas que podem tratar os mais diversos assuntos.

Entretanto, se existem pontos que todos esses materiais devem ter em comum para alcançar o sucesso, isso é: um bom conteúdo, uma boa edição, duração adequada e outros detalhes que você verá a seguir.

 

 Dicas importantes para produção de videoaulas de qualidade

Antes de começar com a produção de videoaula é preciso saber que existem alguns pontos que são fundamentais para que você possa fazer um material de qualidade, em pouco tempo e que oferece um bom resultado.  Então, veja quais são as dicas para produção de videoaulas:

 

1ª dica para produção de videoaula: planejamento

Planejar e testar o conteúdo que você pretende disponibilizar é essencial.  Por isso, determine tudo aquilo que você quer falar, divida em tópicos e pense se somente um vídeo é suficiente para que você passe todas as informações.

Com o planejamento você também deve saber quem é o seu público-alvo para adequar a sua linguagem a ele e também o seu conteúdo. O planejamento também prevê o uso de trilha sonora, efeitos visuais e tudo mais que será necessário para que o vídeo vá ao ar.

 

2ª dica de produção de videoaula:  fique atento ao tempo

De acordo com a psicologia, as pessoas conseguem manter a sua atenção em algo por até 20 minutos. Entretanto, atualmente, se tratando da era digital e do consumo rápido de informação, apenas 60 segundos são suficientes para fazer alguém perder o foco

Em uma outra pesquisa foram apresentados dois vídeos a um determinado grupo de pessoas. A única diferença entre esses vídeos é que um deles tinha apenas 10 segundos a mais de duração.

O resultado é que o vídeo mais curto conseguiu atenção do público durante 72% da sua duração, enquanto o mais longo conseguiu atenção durante apenas 50% da sua duração.

Com isso somos levados para o próximo tópico….

 

3ª dica de produção de videoaula: é importante ser objetivo

Os vídeos de curta duração são muito mais indicados quando o assunto é prender a atenção da sua audiência e é por isso que eles são mais eficientes.

Atualmente, as pessoas desejam absorver informação com mais facilidade, por isso, ofereça isso elas.

 

4ª dica de produção de videoaula:  a ordem importa

Durante o decorrer de um vídeo audiência diminui visto que as pessoas cansam ou se distraem.  Justamente por isso que o mais indicado é que você comece sua videoaula com aquelas mensagens e informações que são mais relevantes e só depois parta para os detalhes.

 

5ª dica de produção de videoaula:  Qualidade

Além de um conteúdo de qualidade é importante que a luz, o vídeo e o som também sejam bons. Não é preciso investir em equipamentos caríssimos mas garanta que a entrada de luz no local da filmagem é boa, que o áudio está sendo bem captado e que a edição seja mais simples possível, apresentando o conteúdo sem problemas ou distrações.

 

Agora chega de perder tempo para produção de videoaula. Comece agora mesmo com esse incrível mercado que está em franca expansão no nosso país.

De fato, se você entender a importância da produção de videoaulas de qualidade, estudar e planejar bem os seus materiais o sucesso vai ser garantido.

Tem dúvidas e quer conhecer mais sobre o tema? Saiba que a BIFilmes está de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade.

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.