Produzir conteúdo próprio é um grande passo para todo negócio digital ter sucesso. É com ele que você consegue atrair pessoas e converter vendas de forma mais simples e rapidamente. Porém não poderá ser qualquer conteúdo, será necessário que ele tenha muita qualidade e entregue algum valor para as pessoas.

Atualmente existem muitos conteúdos na internet sobre todos os assuntos possíveis, nos últimos anos ficou tão fácil divulgar idéias que é preciso saber filtrar tudo que você consome diariamente na internet. O que vem crescendo muito são os conteúdos transmitidos através de vídeos, mas no momento da criação deste conteúdo começam a aparecer muitas dúvidas, como: Será aceito pelo meu público? É exatamente isso que eles buscam? Tem qualidade e coerência o que estou falando? As dúvidas são muitas, mas são necessárias para entregar um trabalho de qualidade.

Se você também possui estas dúvidas, veja 9 dicas para produzir conteúdo próprio e de qualidade para seus vídeos.

 

 

  1. Escolha do nicho correto

A escolha do nicho influenciará muito na criação de conteúdos para seus vídeos. Um nicho que você tenha afinidade se torna mais fácil para a criação, já que você está tratando de um assunto que gosta e conhece muito bem.

A melhor dica para qualquer pessoa que quer produzir conteúdo próprio de qualidade é escolher o nicho de acordo com os seus gostos, de preferência algo que já tenha contato, não apenas pensando no dinheiro, pois acredito que você não quer passar horas do seu dia escrevendo e lendo sobre assuntos que você não gosta. Certo?

  1. Pesquise entre o público do seu conteúdo

Para criar conteúdos de qualidade, é preciso entender em primeiro lugar o que o seu público precisa. Para isso você terá que ter a respostas para as seguintes perguntas. Mas não adianta tentar adivinhar, tem que pesquisar mesmo.

  1. Quais os desafios, frustrações e problemas que o seu público enfrenta?
  2. O que impede de comprar?
  3. O que eles desejam? E o que isso representa na vida deles?
  4. O que é o mais importante para eles? Quais são suas prioridades?

Sabendo a resposta de cada pergunta você tem dados suficientes para conseguir criar conteúdos que são necessários para o seu público. Você irá conseguir entregar para eles exatamente o que eles estão precisando no momento correto.

A melhor maneira de fazer está pesquisa é por email. Ela precisa ser muito focada nas questões e ser rápida. Fazendo assim o número de participantes será maior. Se puder entregar algum bônus ou conteudo para quem responder a pesquisa, seu número de participantes será muito maior.

 

 

  1. Segmentar o seu conteúdo

Você irá criar seu conteúdo pensando em um público mais especifico. Por exemplo, se você fala sobre musculação, existem muitos assuntos, quando você for segmentar, você pode escolher escrever assuntos apenas sobre emagrecimento, ou apenas sobre treino específico, como treino para definir a barriga. Com certeza irá atingir um público menor, porém seus conteúdos serão exatamente o que este público está esperando.

  1. Não grave antes de ter um excelente roteiro

Para um vídeo ser de qualidade será necessário ter seu conteúdo dividido em um bom roteiro. Sem ele pode passar detalhes que farão toda a diferença no resultado final.

O roteiro não precisa ser o script, que você segue palavra por palavra, ele acompanha o script e é formado em tópicos, para você seguir o planejamento da hora de gravar.

O resultado final de uma gravação utilizando um bom roteiro é um vídeo bem completo, objetivo, fácil de entender, sem falhas de áudio e vídeo.

  1. Um bom título

Não adianta você criar o melhor conteúdo, se não conseguir chamar a atenção para seu vídeo. O seu conteúdo irá concorrer com muitos outros na rede, e provavelmente tem muita gente falando sobre a mesma coisa. Portanto uma maneira de atrair o público e sair na frente da concorrência, é através de um titulo que chame a atenção. Algo que se destaque aos olhos do leitor.

 

  1. Técnicas de SEO

Você precisa entender que o Google não consegue identificar o conteúdo que está sendo passado no vídeo. Então como fazer para ser encontrado nas buscas da internet? Você conseguirá se destacar com os títulos, descrições e comentários no vídeo.

Tente descrever um pouco as palavras-chave do seu conteúdo utilizando as técnicas de SEO, assim você conseguirá ser encontrado no Google pelo seu conteúdo do vídeo.

  1. Originalidade

Nunca copie um conteúdo. Leia e estude o máximo que você puder ou achar necessário para ter uma opinião coerente sobre o determinado assunto que escolher. Claro, sua opinião pode ser a mesma das pessoas que você utilizou como base de estudo, mas não é por isso que seu conteúdo precisa ser o mesmo. Coloque todas suas idéias em tópicos e estude, desta forma serão os seus conteúdos e completamente originais.

O importante sempre será você ter um posicionamento sobre o assunto, e não porque um autor diz tal coisa e aquele autor diz outra coisa. O público quer saber a sua posição sobre e os motivos do seu ponto de vista.

  1. Forma de apresentar ao público

Você não precisa ser muito formal, nem tanto informal. Transmita conteúdos de forma clara e que qualquer pessoa consiga entender de forma simples objetiva. Torne algo prazeroso de assistir e capriche no português.

  1. Escrever e gravar muito.

Mesmo que você não lance todos os vídeos e conteúdos que criar, a melhor forma de se aperfeiçoar e colocando a mão na massa.

Então grave tudo que você tem pronto, edite, mostre para amigos, se precisar grave de novo, escreva mais conteúdos, comece a interligar eles. Quando você notar, já está criando e gravando naturalmente ótimos conteúdos.

O importante será começar a gravar. Não fique muito tempo pensando e elaborando, se você seguir estas nove dicas para produzir conteúdo próprio e de qualidade para seus vídeos, conseguirá criar muitos conteúdos. E com o tempo tudo fluirá normalmente.

Viu, como pode ser fácil produzir conteúdo próprio para seus vídeos?