Produzir vídeos sem comprometer o orçamento é possível. Confira essas dicas que preparamos especialmente para você!

 

Sabe aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, imagine quanto vale um vídeo então! Ao produzir vídeos você consegue interagir e encantar as pessoas, independente de qual for o seu objetivo com ele, um vídeo de qualidade, com boa iluminação e um bom áudio, além do seu conteúdo, claro! Consegue transformar, induzir, cativar e criar uma nova perspectiva de vida na cabeça dos expectadores.

Por isso um bom investimento, de forma consciente para gravar vídeos sempre será a melhor alternativa para conseguir resultados de qualidade.

Não pense que você precisará gastar muito e acabar com seu orçamento, existem muitas maneiras de você produzir vídeos sem precisar extrapolar todo o seu planejamento.

Veja as melhores maneiras para criar vídeos de forma econômica.

  1. Ter equipamentos próprios

Pode parecer bem estranho falar em comprar equipamentos quando queremos economizar. Mas é uma boa iniciativa para evitar gastos futuros. Caso você tenha interesse em produzir vídeos em grandes quantidades será necessário ter o seu equipamento para não gastar com terceirização de material.

Sem equipamentos de qualidade seus vídeos não ficariam bons. Então existem duas possibilidades, a terceirização de algo que não tem ou até mesmo todo o material para criar um vídeo de qualidade. Ou a segunda opção que seria comprar todo seu material.

Este é um pensamento em longo prazo, já que terá um custo pesado no inicio que com o passar do tempo e com a quantidade de vídeos será compensado.

2. Utilize seu smartphone

Caso no momento não tenha como alugar equipamentos ou comprar o seu próprio, a melhor opção para economizar dinheiro é utilizando o seu smartphone. Atualmente eles estão muito atualizados e com um sistema muito bom, dependendo do vídeo que você queira fazer ele consegue atender todos os requisitos necessários.

O que irá garantir a qualidade do seu vídeo é a luz. Então quando for escolher o lugar para gravar, aproveite a luz natural para não necessitar de equipamentos de iluminação. Com uma boa imaginação seus vídeos ficarão perfeitos mesmo que não tenha todos os equipamentos profissionais que normalmente são utilizados.

Outra dica muito valida para quem não quer gastar em câmeras profissionais e não possui os celulares mais modernos, é optar por uma webcam. Você encontra pelo valor de R$300,00 a R$400,00, com uma qualidade excelente, superando os smartphones.

  1. Criar um estúdio em casa

Mesmo que você tenha um gasto inicial, será muito vantajoso já que poderá programar com muita calma as suas gravações, principalmente para quem grava para o Youtube, o Home estúdio é uma ótima opção para economizar. Você poderá ficar o tempo necessário no estúdio, e não precisará alugar nada de terceiros para suas gravações.

  1. Planejamento em primeiro lugar

Nunca, mas nunca mesmo comece a gravar seu vídeo sem antes criar um bom planejamento do começo ao fim.

Se você não sabe muito bem o que irá fazer em cada etapa do vídeo, pode acontecer de você ter que regravar cenas, corrigindo erros de falas e iluminação por exemplo. Isso custará muito tempo e dinheiro caso tenha contratado pessoas para atuarem no vídeo, profissionais para gravar o vídeo ou até mesmo o aluguel do equipamento.

Também será necessário saber quais os cenários e figurino que serão utilizados e já deixá-los prontos.

 

  1. Edição de vídeos.

A parte que você gasta mais tempo é na edição de vídeo, principalmente se você conhece muito bem estes programas de edição. A melhor alternativa para não precisar pagar alguém para editar seus vídeos é aprender a utilizar através de aulas da internet, atualmente existem vídeos no Youtube ensinando qualquer tipo de software e qualquer especificação dele. Então perca algumas horas estudando e testando estes vídeos para poupar muito dinheiro.

  1. Programa de edição

Dependendo do vídeo que irá produzir, não precisa de programas pagos para edição. Existem muitas opções gratuita que podem te oferecer um ótimo resultado final.

Para quem não quer gastar muito, existem duas opções bem conhecidas, e bem fáceis de utilizar. O MovieMaker e IMovie do Mac. Os dois são muito simples para se usar, e atende muito bem as necessidades básicas para edição de qualquer tipo de vídeo.

  1. Valorizar o áudio do seu vídeo

O áudio de qualquer vídeo é muito importante. Principalmente se for vídeos com vozes. Então a melhor alternativa paga é investir em um microfone de lapela, para ficar bem profissional. Porém antes de comprar verifique se a sua câmera é compatível com estes microfones.

Caso você não queira investir ou sua câmera não aceite este tipo de microfone, a melhor opção é gravar o áudio separado com o seu celular e depois na hora da edição incluir no vídeo. Existem celulares e apps que são empacáveis para gravar áudios. Celulares Android são muito bons nesse quesito, mas o iPhone é o melhor para este tipo de tarefa.

  1. Os cenários

Você precisará de um ou mais cenários para seus vídeos. Algo que faça uma ligação com o seu conteúdo e a idéia que está passando para o visitante.

Se suas gravações são especificamente para um canal do Youtube, seus cenários deverão estar de acordo com o seu nicho de atuação. Sendo assim você tem duas opções, ou algo bem neutro, com um fundo branco, ou algo que contenha muitos elementos de acordo com o contexto do seu assunto. A segunda opção é mais utilizada em canais que trabalham em cima de personagens, como explicações sobre determinados assuntos. Se você quer manter o foco apenas em você, o fundo branco com nenhum elemento ou poucas coisas, como por exemplo, moveis ou quadros, são muito boas opções.

Fazer vídeos é uma ótima estratégia para qualquer tipo de negócio, principalmente os negócios digitais. Porém para quem está começando talvez fique um pouco complicado ter que investir no produto, em marketing e na produção de vídeos. Por isso se você seguir estas dicas será menos uma preocupação para não extrapolar o seu orçamento sem precisar abrir mão dos vídeos.

Viu, como pode ser fácil produzir vídeos sem comprometer o orçamento?