Transmitir um evento ao vivo vem se tornando uma ótima estratégia para ganhar público e audiência para qualquer negócio. Pois o seu impacto é muito grande e pode proporcionar grandes ganhos.

Dependendo de qual for o seu negócio, você poderá utilizar este espaço para divulgação de seus produtos ou serviços, anúncios, e anúncios de parceiros, palestras, aulas e reuniões, tudo que for possível para reforçar sua marca.

Porém para fazer estes eventos terão alguns custos, que se bem planejados acabam saindo um valor baixo em longo prazo.

Veja quanto custa transmitir um evento ao vivo.

Banda de internet para transmitir evento ao vivo

A internet que conhecemos hoje nem sempre era acessada por todos, há poucos anos o valor era muito alto. Mesmo assim este item deverá entrar para os custos de transmissão de um evento ao vivo.

Neste momento de redes sociais e Youtubers, os famosos influenciadores digitais, o uso da internet tornou-se algo essencial para a sobrevivência, pois tudo está girando em torno dela.

Upload

Para transmissão de eventos ao vivo é preciso entender que existem dois tipos de banda. Aquela especifica para Download, a mesma que você contrata com uma operadora. E a Banda Upload, que serve para transportar o conteúdo do seu computador através da rede. Para fazer transmissões ao vivo é esta que importa. Para não ter problema o ideal é ter no mínimo três MB para uma pequena transmissão e para as mais sofisticadas em HD no mínimo 8MB.

Equipamentos

  1. Conexão: Será preciso conectar via cabo o seu link, pois o wi-fi possui poucas taxas de transferência.
  2. Computador: Um computador de qualidade com configurações para transmissão de vídeo. A transmissão ao vivo consome muito o processamento. Então caso você não tenha um computador muito potente, dedique seu notebook apenas para a transmissão e feche todas as outras abas e programas ativos. Um notebook simples com processador i5 e RAM de 4GB consegue uma transmissão simples, mas caso queira algo maior com varias câmeras e microfones espalhados pelo local será preciso investir em algo bem mais potente.
  3. Câmera: Para iniciar sua live de vídeo, será necessária uma câmera, existem webcams de qualidade, mas para tornar profissional, uma câmera especifica para vídeo fará toda diferença.

Quando for investir em uma profissional, escolha câmeras com saídas HDMI clean output. Com esta opção quando for transmitir não aparecerão às informações da câmera na tela, como a configuração, data e hora. E também terá a opção de ver o vídeo no computador ou na tela da câmera. Estas opções tem um valor um pouco mais alto, mas será um investimento que fará muita diferença se você pretende seguir transmitindo eventos.

As câmeras Full HD também devem entrar em seus requisitos, você irá garantir a melhor imagem possível para quem estiver assistindo. Veja as melhores câmeras para transmitir eventos ao vivo, com valor que podem variar de R$3000,00 a R$10.000,00.

  • Canon EOS 5D Mark III
  • Sony A7s II
  • Panasonic Lumix DMC-GH5

Lembrando que estas são opções profissionais, você poderá adaptar uma webcam com um preço muito menor e terá também um resultado muito bom.

  1. Equipamento de Iluminação

Para sair perfeita a sua live deve ser levada em consideração a iluminação. Sendo assim investir em matérias para iluminação artificial será uma boa opção.

Caso não tenha como investir agora, procure lugres mais iluminados com luz natural. Lembre-se, caso a sua audiência não goste da qualidade da sua live, eles não irão assistir.

  1. Áudio

Outro ponto que influencia de mais na live é o áudio. Você precisa ter certeza que sua audiência estará escutando tudo perfeitamente. Seus equipamentos de áudios devem ser de qualidade.

Contrate um link para transmissão ao vivo

Caso não tenha internet muito boa, a opção será contratar um link dedicado a eventos ao vivo. Além de levar uma imagem com qualidade você passa também à mensagem de profissionalismo.

Custo do servidor

A entrega de conteúdo e relacionada diretamente com a quantidade de pessoas que estão recebendo. Levando em consideração um transmissão por antena, que compartilha um conteúdo com determinada região existem custos fixos de acordo com a quantidade de espectadores dentro da área de cobertura.

Transmitindo na internet, os custos estão ligados com as quantidades de pessoas consumindo este conteúdo transmitido. Conectando quem envia e quem recebe o conteúdo. Através de streaming existe um prazo acordado para transmissão ou evento que será transmitido.

Para um evento de até 9 horas você encontra valores diversos, uma vez que a cobrança pode ocorrer por tempo de transmissão e duração do evento.

Plataformas gratuitas

Para quem esta começando ou quer transmitir eventos pequenos, existem algumas opções gratuitas. Veja!

  • Facebook Live: É a função que permite a criação de vídeos ao vivo via streaming. Possibilita se conectar em tempo real com todos os seus seguidores do Facebook. Sem duvidas esta é uma forma muito simples e rápido de transmitir vídeos ao vivo, e o seu custo é praticamente zero, pois tudo que será necessário provavelmente você já possui.
  • UStream: Uma plataforma criada para eventos ao vivo, e perfeita para redes sociais. Considerada uma das melhores e com o maior número de usuários.
  • Livestream: Serviço de Streaming muito qualificado. Ele proporciona ver o numero de pessoas online em tempo real no seu evento.
  • Justin.TV: Possui muitos canais de vídeos personalizados. E proporciona você criar o seu.
  • Qik: Com ele você poderá fazer transmissões ao vivo pelo seu celular e participar de bate papo em tempo real na sua live.
  • Stickam: Outra opção Streaming para transmitir ao vivo e gratuitamente.

 

Sem dúvida, eventos ao vivo são uma ótima oportunidade para você alavancar seu negócio e crescer sua audiência.

Existem muitas maneiras para você transmitir, algumas com custos mais elevados, porém muito profissionais e outras maneiras com custo mais baixo e talvez zero com uma qualidade muito boa. A diferença estará toda no conteúdo que você irá compartilhar, então além de todo o equipamento, foque em desenvolver algo que agregue para as pessoas.

Conte com a BiFilmes na transmissão de eventos ao vivo

A BiFilmes conta com uma equipe capacitada, criativa e experiente no mercado audiovisual para atender você e criar um material de sucesso.

Saiba que estamos de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade. Solicite agora um orçamento!

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.