No trabalho audiovisual, assim como em outros setores, o planejamento faz toda a diferença. E um dos trabalhos mais importantes é o roteiro. Saiba tudo sobre roteiro para vídeo institucional neste artigo exclusivo que preparamos pra você.

Os roteiros para vídeos institucionais têm como missão mostrar os valores da empresa, destacar suas qualidades, serviços e produtos oferecidos, tudo isso em poucos minutos. E mais: com muito cuidado para não causar ruído na comunicação.

E para que isso não aconteça é essencial um planejamento prévio antes e criar o roteiro, evitando assim que problemas surjam durante a gravação.

É através de um bom roteiro para vídeo institucional que toda a equipe de produção se norteia durante o trabalho.

 

Diálogo e captação de informações, o briefing

Para que você entenda melhor o quanto essa etapa é importante, aqui na BiFilmes geralmente nos reunimos com o cliente antes de dar início à produção com o intuito de entender melhor seus objetivos e necessidades.

Neste momento, o responsável pela criação do roteiro já está anotando informações que possam ajudar na hora do desenvolvimento.

Uma dica é tentar conversar com o cliente a fim de que ele possa responder perguntas básicas, como por exemplo:

 

Para que você quer produzir o vídeo institucional (muitas vezes pode haver motivos diferentes, como o lançamento de algum produto, mudança na estrutura da empresa, ou até mesmo aniversário da companhia). Tudo isso é importante e pode mudar a estrutura do roteiro.

Para quem você quer passar essa mensagem? E de que forma? Isso ajuda a definir a linguagem a ser utilizada, assim como o estilo de narração. (Onde tudo começa pelo texto).

Onde se pretende divulgar? Irá ser criada alguma campanha nas redes sociais? Ou o vídeo será apresentado em algum congresso? Ficará apenas no site da empresa? Ter esse tipo de informação no briefing irá nortear toda a equipe em relação à duração, locação, etc.

Viu, como informações preliminares são essenciais na hora de produzir um roteiro para vídeo institucional?

Agora, com base nessas informações e expectativas passadas pelo cliente, a equipe de produção poderá sugerir ideias, formatos de vídeos, pessoas a serem entrevistadas com o intuito de agregar ao conteúdo, etc.

Partindo pra ação – escrevendo o roteiro para vídeo institucional

A produção de um roteiro depende também do tipo de vídeo que se pretende criar. Claro que, um roteiro para um filme hollywoodiano tem diversas complexidades e detalhes que este tipo de produção exige.

Por isso, mais uma vez voltamos ao tema anterior, cujo o briefing nos dará todo esse norte para, assim, darmos prosseguimento. Vamos supor que o cliente em questão queira criar um vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da empresa. É importante lembrar que, todo vídeo institucional tem, lá no fundo, o objetivo também de vender e chamar a atenção de mais clientes.

Um vídeo do tipo, no caso da comemoração dos 10 anos de empresa, deverá mostrar a história, as conquistas ao longo desses anos, depoimentos das pessoas que contribuíram para esse marco, entre outros.

Por isso, cabe ao responsável pelo roteiro tentar ter o seguinte norte:

 

1 – Colocar uma descrição, mesmo que breve, sobre a empresa, anos mais importantes, principais produtos, personagens, etc;

2 – Descrever ainda o que deverá ocorrer em cada cena;

3 – Não confie no improviso! Pegue o depoimento antes de iniciar as gravações e treine com os participantes;

4 – Não se esqueça do cenário, e penso em como aproveitar os melhores ângulos. Alguns personagens podem ter maior representatividade de acordo com o lugar da empresa, e isso pode ser aproveitado nas gravações. (mas precisa estar no roteiro!).

5 – Sugestões de fala, movimentos, posição e trilha sonora

 

 

Lembre-se do roteiro como um guia norteador

Apesar de existirem até sugestões de modelos prontos para baixar na internet, aqui na BiFilmes acreditamos que a criação de um roteiro para vídeo institucional é algo muito particular. Ele precisa ser personalizado de acordo com as expectativas do cliente.

Fora o objetivo que ele tem com relação ao vídeo. Por isso, não espere uma receita de bolo, pronta e com tudo a seguir sempre da mesma forma.

Pense no roteiro como um guia para ajudar a todos durante as gravações. Por isso, o roteirista pode sim colocar tudo o que considerar necessário para aquele cliente.

Para não errar, pense sempre que é melhor ter mais do que faltar. Por isso, procure colocar no papel todas as informações que podem ser relevantes para o vídeo.

O diretor também poderá mudar de ideia durante as gravações, claro, mas pelo menos você terá a mente tranquila que fez a sua parte, criando um bom roteiro para vídeo institucional.

 

Conte com a BiFilmes para criar seus vídeos! Sua empresa se destaca e vende mais!

Aqui na BiFilmes, você conta com uma equipe completa para ajudar na criação do seu roteiro, fazer as gravações, edições, tudo para tornar o seu vídeo um bom produto de marketing.

É importante ressaltar que, para que um vídeo institucional ou transmissão online seja de qualidade, você deve planejar e conversar com uma empresa especializada no ramo.

Equipamentos profissionais são essenciais para garantir que a  transmissão online do seu evento seja um sucesso e possa de fato fazer a diferença.

Contamos com uma equipe capacitada, criativa e experiente no mercado audiovisual para atender você e criar um material de sucesso.

Saiba que estamos de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade. Solicite agora um orçamento!

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.

 

Viu, como pode ser fácil criar um roteiro para vídeo institucional? Conte com a BiFilmes!