As transmissões ao vivo viraram febre nas redes sociais, garantindo um tempinho de “fama” para todo mundo. Saiba qual delas é a melhor para as suas lives.

As transmissões nas redes sociais chegaram para democratizar e espalhar informação (mais ainda), em todos os cenários e ambientes possíveis. Grupos de amigos mandando um som, entrevistas em veículos de comunicação tradicionais e blogs recém criados, usuários querendo mostrar um pouco do dia a dia, agremiações esportivas divulgando coletivas, bastidores de empresas, lives para tudo que é lado.

Um celular e conexão com a internet e pronto, podemos fazer nossas próprias transmissões para o resto do mundo, ou ao menos aos mais chegados. A funcionalidade da proposta é irrefutável, já que é possível “combinar” um horário com os seus seguidores para a apresentação de alguma novidade, algum produto, qualquer coisa, de verdade.

Muito bom para os influencers, melhor ainda para as empresas e organizações de porte nacional ou mundial. Com as lives, é possível interagir e atrair um público inimaginável, se considerarmos a estrutura que é necessária (quase nenhuma). Nada de caminhões ou engenharias mirabolantes de transmissão, apenas boas ideias e energia para compartilhá-las com o carisma necessário.

 

Afinal, qual será melhor rede social para criar ótimas lives?

Listaremos agora as três melhores ferramentas criadas por três redes sociais diferentes. Organizaremos ela por ordem de apelo com o público até o momento, mas é sempre bom lembrar que tudo depende de quem você busca na internet, da plataforma que lhe cai melhor, do local em que encontra seus “admiradores”.

Youtube Live 

Ué, como assim a rede social especializada hospedar vídeos não é a mais “viral” entre as selecionadas? Devemos dizer que o Youtube não deixa de oferecer uma ótima estrutura aos que desejam realizar uma transmissão ao vivo, justamente o oposto, é a mais completa entre todas elas.

É uma simples questão de movimento. Passamos muito mais tempo checando o que acontece em outras redes sociais, o Youtube acaba sendo uma ferramenta mais prática, direta, quando escolhemos uma música para alegrar o ambiente ou algum tutorial sobre temas aleatórios que colocamos teimamos em aprender desde ontem.

As lives criadas nesse rede são mais voltadas aos que já se estabeleceram no meio, com canais bem divulgados entre os assuntos que rendem mais visualizações. Os gamers, por exemplos, já sabem que ali é m ótimo ponto de encontro, local em que eles podem aprender a passar daquele chefão que parecia impossível e ainda mandar algumas perguntas aos criadores da transmissão.

Obviamente, sempre é possível fazer convites através das outras redes, nos grupos mais específicos ou para todos os contatos possíveis. A diferença é que dificilmente você atrairá aqueles mais desavisados, que não sabiam o que estava para acontecer e que, se vissem que estava se passando ali mesmo, acabariam ficando para prestigiar.

Se você já construiu um “legado” no Youtube, não desperdice a possibilidade de lançar lives mais longas e de aproveitar funções bem interessantes e dinâmicas, como a de veicular links para outros sites durante a apresentação.

 

Instagram Live

É a caçula entre todas elas, mas não menos querida. O Instagram, apesar de não ser tão recente assim, vem se tornando a rede social do momento, seja pela facilidade de interagir com os contatos, também pela velocidade com que se pode fazer esses novos contatos, além da prioridade dada às imagens e Stories, que são quase como as lives.

Se a grande sacada dessa rede social é a agilidade em todas as funções, não poderia ser diferente com a veiculação de vídeos ao vivo.

Assim como sabemos quando alguém curtiu nossas fotos ou passou a nos seguir, logo nos avisam quando um contato está começando uma live, atraindo assim aqueles que têm assuntos e preferências em comum, até porque, não custa nada dar uma clicada e ver o que está acontecendo, já estamos aqui mesmo.

Essa é a lógica do Insta, temos que usá-la a nosso favor. Não apenas nossos amigos ou influenciadores fazem seus pequenos vídeos para divulgar sua rotina, sua “vida real”. As empresas perceberam o poder que teriam nas mãos e, definitivamente, estão fazendo ótimo uso dela.

Das macro até as microempresas, vídeos com até uma hora são lançados na rede para aproximar instantaneamente todos os conectados, sem falar nas tais histories, com recortes pontuais sobre os bastidores de tudo aquilo que as pessoas sempre desejaram ver, mas nunca tiveram a chance de se aproximar.

Essa “informalidade” do Instagram traz uma ou outra desvantagem para as lives, como a inexistência em métricas de avaliação e identificação de visitantes e também uma transmissão que deve ser realizada obrigatoriamente pelo smartphone.

 

Facebook Live

A campeã entre todas as opções até o agora, com inúmeros pontos positivos na conta. A live do Facebook te avisa quando está para começar, assim como fica registrada na fan page, justamente para os que chegaram atrasado.

São até quatro horas de transmissão, do próprio Face ou de algum outro aplicativo de transmissão de vídeos, assim como pode ser gravado da própria câmera do computador.

Apesar de não possuir a mesma estrutura que a live do Youtube, garante uma transmissão dinâmica com boa qualidade, além de registrar as métricas que serão utilizadas no diagnóstico antes da criação de uma próxima transmissão.

Colocar um plano de ação de marketing digital no escuro, sem números para elaborar um verdadeiro relatório de informações posteriormente, pode colocar tudo a perder, já que iniciativas podem estar sendo desperdiçadas, seja pela duração do vídeo, do horário de transmissão, tudo o que deve ser analisado.

Juntando essas três ferramentas, encontramos um ótimo combinado para transmissão de lives nas redes sociais mais populares do mundo, basta que passemos a usar isso a nosso favor, passando a engajar os nossos entusiastas em nossos canais de comunicação na internet e criando uma verdadeira aura de credibilidade digital (gostou disso, não é?).

Conte com a BiFilmes para criar sua transmissão ao vivo!

Ficou interessando em desenvolver sua transmissão ao vivo e capacitar de forma única seus colaboradores?

Aqui na BiFilmes, você conta com uma equipe completa para ajudar na criação do seu roteiro, fazer as gravações, edições, tudo para tornar o seu vídeo um bom produto de marketing.

É importante ressaltar que, para que uma transmissão online seja de qualidade, você deve planejar e conversar com uma empresa especializada no ramo, e que possa desenvolver todo o projeto em conjunto.

Equipamentos profissionais são essenciais para garantir que a  transmissão online do seu evento seja um sucesso e possa de fato fazer a diferença.

Contamos com uma equipe capacitada, criativa e experiente no mercado audiovisual para atender você e criar um material de sucesso.

Saiba que estamos de prontidão para ajudar sua empresa a crescer com imagens de qualidade. Solicite agora um orçamento!

Entre em contato agora: +55 (11) 4506.3106 ou pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br.

 

Viu, como pode ser fácil fazer sua transmissão ao vivo e gerar autoridade? Conte com a BiFilmes!