Credibilidade e autoridade no marketing digital são dois dos objetivos finais, antes da venda propriamente dita. Veja como gerá-las através dos vídeos.

De acordo com o Aurélio: “ 1. Substantivo Feminino. Direito ou poder de fazer-se obedecer, dar ordens, tomar decisões, agir, etc. 2. Aquele que tem esse direito ou poder. 3. Figurado. Influência. Prestígio.” Em nosso caso, ficaremos com o número três. Criar autoridade através do respeito e competência é importante em nossa rotina. Podemos dizer o mesmo no marketing digital. O melhor caminho: Produção de Vídeos.

Você terá uma visão completa do que estamos falando no final de nosso papo, mas já podemos adiantar o seguinte: Imagem e conteúdo são nossas armas para alavancar nosso empreendimento, online ou não. Quando juntamos os dois, com boas pitadas de competência, encontramos o caminho.

 

Fator Internet

Tudo porque, na internet, temos a sensação de estarmos na ilha da fantasia, no paraíso. A solução de nossos problemas está sempre ali, na nossa frente, esperando para ser adquirida. Preços amigáveis, fretes inclusos, garantias, dinheiro de volta…

No primeiro momento é tudo muito bonito, mas aos poucos vamos lembrando que estamos na internet, e a pulga atrás da orelha sempre aparece. Mesmo com garantias de que aquilo tudo é real, com provas de que o responsável por aquele produto realmente existe, ainda assim, a pulga não sai de lá.

Isso é extremamente normal mesmo aos mais jovens, que em geral levam boa parte de suas vidas conectados, imagine então aos que não têm tanta intimidade assim com o mundo digital. O distanciamento entre os envolvidos no processo afeta demais a confiança de quem está consumindo, mas podemos reverter isso através de uma estratégia nem tão secreta assim.

A partir do momento em que os visitantes e possíveis clientes descobrem quem nós somos, primeiro com as informações gerais (e algumas mais específicas) em uma área específica de nosso blog ou site, depois com aparições em vídeos, passamos a ganhar a confiança de uma vez por todas.

Quando colocamos nossos rostos na telinha, começamos a dar a tal da credibilidade não apenas ao nosso produto, mas a tudo que envolve ele, dos canais de comunicação às redes sociais, tudo passa a ser visto de forma mais profissional. Se passarmos a realizar algumas lives então, aí quebramos de vez a barreira da desconfiança.

Devemos sempre lembrar que as produções audiovisuais são as melhores formas de manter sua audiência conectada e engajada. Pouco se lê nos dias de hoje, mas o que se assiste de vídeos, não está escrito (nada de trocadilhos). Eles te ajudarão a manter os visitantes e, com um pouquinho de sorte, os converterá em consumidores.

 

Autoridade

Com o posicionamento no mercado através da produção de vídeos, começamos a aumentar de vez nossa barrinha de credibilidade no meio digital. Se soubermos divulgá-los de forma correta então, muito melhor.

Facebook, Instagram, Youtube, blog de sua iniciativa, website, todos eles devem receber os seus vídeos. De preferência, identifique as tendências e preferências em cada uma dessas redes. Vídeos curtos e dinâmicos surtem muito mais efeito no Instagram, enquanto produções mais elaboradas podem muito bem figurar no Face, assim como em seu canal oficial.

Nos posicionando através da produção de vídeos, passamos então para o próximo estágio. No começo, sem muita familiaridade com tudo o que envolve a elaboração de um vídeo, da roteirização até o processo de finalização na edição, é possível que os vídeos não saiam exatamente do jeito que você imaginava (não sairão, alguém deveria te dizer isso).

Pesquise a possibilidade de contar com ajuda no começo da criação, mesmo que paga, ao menos na edição, que é a parte mais complicada. Depois, ao pegar o jeito, dá para levar por conta própria, sem grandes problemas. Já passaremos um belo combinado de dicas aqui mesmo, mas antes, vamos ao ponto.

Quando passamos a divulgar esses vídeos de forma cada mais profissional e competente, não apenas na questão técnica, mas na apresentação de seu produto, nas prospecção dos clientes, com o oferecimento de ofertas e promoções, estamos elevando nossa outra barrinha, a de autoridade.

Se você se transformará em um influenciador digital em questão de meses ou não, é outra história, só o tempo irá dizer, mas com certeza alcançará aquele público que estava buscando desde o início do planejamento. Aposte em vídeos com tutorias, sempre relacionado ao que você está oferecendo, assim como em respostas para perguntas feitas na redes. Quanto mais interação, melhor para o seu negócio.

É assim que conquistamos a nossa autoridade, com um posicionamento definido, com conteúdo de qualidade, com interação com os interessados e com inteligência na utilização das ferramentas que temos à disposição.

Como fazer

Já deixaremos claro para que você não fuja justamente aqui. Não, não é preciso ter o talento combinado do Al Patino com o Guillermo del Toro para atuar e produzir seus vídeos, muito menos gastar tubos para se equipar até os dentes.

Inúmeras câmeras DSLR fazem o serviço de forma exemplar, valem demais o investimento. Se ainda assim não for o caso, um celular desses mais modernos também cumprirá com a função, jogo que segue.

Não faça de qualquer jeito, se for assim, não vale nem começar. Planeje um espaço determinado com carinho, com objetos e artigos que remetam aos tópicos que você está levantando.

Se achar que também não é o caso, tudo bem, um espaço limpo que não tire a atenção do espectador já vale. Atenção total na iluminação: Se bem feita, eleva o patamar da produção, se for como em uma boate, perderemos muito (a não ser que seja a intenção.)

A edição pode ser das mais simples possíveis também. É o tipo de habilidade que só adquirimos com prática e constância, aos poucos você pode ir incrementando as produções. Se achar que vale a pena pegar algum freelancer para bolar vinhetas, vá com fé.

Quanto a sua timidez, esqueça ela, ao menos momentaneamente. Comece com vídeos curtos no conforto de casa, atuae sem medo de errar. Também estamos falando de prática, nada que não seja possível perfeiçoar depois das primeiras tentativas.

Devemos deixar claro que, assim como na televisão, a forma como você se comporta de frente para a câmera influencia no produto final, não há como ignorar isso. Procure passar segurança e confiança durante as filmagens, isso certamente conta no acúmulo de autoridade sobre o assunto.

Depois de algum tempo, será muito fácil reconhecer o avanço em todos os tópicos sobre produção de vídeos citados por aqui, dessa forma, o que aumentará é o seu nível de confiança e orgulho por um trabalho bem feito.