São mais de 500 milhões de usuários conectados por interesses e conteúdo em comum, motivo suficiente para não ficar de fora do Instagram.

Quer saber como impulsionar seus vídeos no Instagram e conseguir muitos seguidores?

Sabemos que a propaganda e divulgação foram mudando de face nos últimos tempos. O distanciamento natural das marcas, principalmente das grandes, ficou no passado, assim como o investimento pesado em veiculações físicas ou emissoras de televisão. Estamos todos conectados, pessoas e empresas, e ferramentas como o Instagram fazem o meio de campo perfeito, criam tal conexão.

Esqueça a ideia das grandes companhias, daquelas que dominam o mercado. O e-commerce e as pequenas iniciativas empreendedoras também encontraram nas redes sociais a ferramenta perfeita para divulgar os seus produtos. Sem essas redes, conheceríamos apenas as já consolidadas, aquelas que têm condições de direcionar parte de seu capital para o marketing outbound, ou seja, tradicional.

O inbound chegou com tudo, com suas funções e manhas que facilitam e muito a vida daqueles que se interessam pelo assunto. As redes e a internet também têm lá seus ares de ciência, com algoritmos e afins, um verdadeiro prato cheio para os mais estudiosos.

 

Para os que não conseguem separar muito tempo do dia para esse aperfeiçoamento teórico, confira algumas boas dicas de como utilizar a mais poderosa veiculação que você pode ter: Os vídeos. Se considerarmos que ele será disponibilizado em uma rede social que não para de crescer, o Instagram, encontramos boas vantagens nessas recomendações.

 

Vídeos no Instagram: ferramenta de forma otimizada

Como já deixamos escapar, as redes têm seus macetes, caminhos que potencializam perfis e publicações que cumprem com as especificações. Um dos mais simples, mas que deve ser, invariavelmente, seguido à risca, é o horário em que você realiza as postagens e, no nosso caso, sobe seus vídeos ou faz suas transmissões.

Programas os vídeos para serem lançados em horários definitivos (no caso de divulgações pagas, das quais falaremos logo, logo) ou fazer isso por conta própria é a maneira correta de aproveitar o engajamento praticamente instantâneo no Instagram, ainda mais do que em outras redes sócias.

Ótimos vídeos no Youtube, por exemplo, mantêm uma média de curtidas por um longo tempo, ainda mais se estamos falando de obras ou situações que quebram a barreira do tempo, como concertos musicais ou lances esportivos. No Insta, os vídeos são menores, menos “épicos”, por isso, nada de postar de madrugada, a não ser que planeje usar algum eventohashtag que acontecerá durante o período.

Para ser mais exato, publique seus vídeos no Instagram sempre durante a semana, mas não esqueça do sábado e domingo, quando as pessoas param para ver o que se passa na rede, antes e depois de postarem suas próprias atividades.

O horário de almoço e no final da tarde, além daquela hora de tranquilidade durante a noite, quando relaxamos no sofá, são considerados os momentos de rush na rede social, o que significa que posts às sete horas da manhã não estão entre os mais repercutidos.

Dois pontos importantes: Considere seu público-alvo, já que pode ser uma turma notívaga, por um motivo ou outro; Faça testes sutis no começo e veja quais são os resultados.

Importante também criar boas descrições, textos e introduções inteligentes, bem elaboradas. O Instagram é uma rede completamente visual, sabemos, mas um pouquinho de habilidade com as palavras faz bem para qualquer negócio, além do mais, nem todos os que chegam sabem exatamente o que se passa ali, devemos informá-los previamente.

 

Instagram Ads

Chegou por aqui também, já há algum tempo, na verdade. Divulgar vídeos no Instagram é mais do que possível, recomendável para empreendedores que visam impulsionar o negócio, digital ou não. Funcionou e ainda funciona muito bem com grandes empresas, que levam na rede de imagens o círculo de perfis mais engajados entre as mídias, certamente funcionará com o seu negócio, proporcionalmente, óbvio.

Nos anúncios, a possibilidade de segmentação que encontramos é impressionante, com especificação de localização, idade, interesses e até o estado civil da persona, assim como o objetivo desejado, como o de gerar curtidas, aumentar o tráfego….

A criação da publicação paga deve ser criada no Power Editor, do Facebook, quando selecionamos a opção para “criar campanha”, com todo o caminho de seleções e escolhas pelo caminho. Não abordaremos todas para não deixar o texto cansativo, o fato é que dá para direcionar o anúncio muito bem, inclusive mantendo o vídeo patrocinado apenas no Instagram.

Tudo vai depender de sua estratégia. Os vídeos no Instagram não passam de um minuto, pensando assim, é possível criar um material efetivo para ambas, assim como pode ser mais inteligente lançar em apenas uma. Os valores para a divulgação no Instagram são um pouco mais altos, por isso, não esqueça de colocar uma data limite para o anúncio.

 

Hashtags

Passar um relatório sobre o uso das ferramentas do Instagram e não citar as hashtags acabaria com a nossa credibilidade, é bem verdade. Os hyperlinks gerados através das palavras formam uma verdadeira comunidade de pessoas interessadas em um mesmo assunto, cabe a você utilizar isso a seu favor.

Criar hashtags também é uma ótima forma de promover seus vídeos e ações, principalmente se sua companhia ou e-commerce já tem alguma notoriedade e alcance entre o público-alvo.

 

Integração e chamadas

A parceria InstagramFacebook já ficou bem notável, ponto. Além de usar isso a nosso favor, devemos promover integração máxima entre todos os nossos canais e o Insta. Convocar os leads, os visitantes dos portais e de todas as outras redes existentes a acompanharem de perto suas ações nela é parte básica do processo.

O inverso vale exatamente da mesma forma. Com nossos vídeos de no máximo um minuto, conseguimos atrair os mais interessados às outras bases, criando um círculo virtuoso excepcional, que poderá passar a fazer parte da rotina cibernética dos mais engajados.

Calls-to-Action (CTA) sempre funcionam, de verdade, convide-os a baixar arquivos gratuitos, a curtir páginas, a comentar, a cadastrar o e-mail, chame-os para suas landing pages, enfim, uma ferramenta não faz o serviço completo sem o auxílio das outras.

E aí, gostou de ideia de começar a criar vídeos no Instagram? Passou da hora de bombar a sua rede com vídeos programados e muito bem bolados, já que ninguém resiste a um  material audiovisual de qualidade.