Os vídeos são peças-chave na criação de conteúdo de qualidade na hora de atrair novos clientes. Confira cinco dicas para fazer ótimo uso deles.

O marketing de conteúdo é uma sistema muito bem elaborado, com engrenagens definidas para cada necessidade do empreendedor digital. Os que sabem utilizar esse sistema, cedo ou tarde, acabam obtendo sucesso com o e-commerce. Os que o consideram apenas um “bônus”, bom, não têm a mesma sorte. Uma das ferramentas desse mecanismo é o vídeo, possivelmente o grande trunfo no alcance das personas.

Vídeos bem elaborados e com um padrão mínimo de qualidade podem garantir a audiência qualificada e engajada que tanto desejamos. O grande pulo do gato é o fato de que, ao produzirmos vídeos, estamos garantindo a dose de credibilidade que, definitivamente, faz a diferença dos projetos que dão certo para os que não dão.

Ao se deparar com conteúdo audiovisual, como clientes, passamos a ter certeza de que aquilo ali é coisa séria, não uma tentativa de algum aventureiro desesperado. Se houver alguma veiculação da imagem dos próprios produtores, dos donos do negócio, melhor ainda, maior a garantia transmitida.

Devemos levar em conta também o fato de que a vida é cada vez mais dinâmica, o que implica em menos tempo para leituras e aprofundamentos. Produções audiovisuais têm muito mais chance de atrair espectadores do que e-books extensos, certamente, não que possamos nos orgulhar disso como sociedade, mas devemos encarar a realidade.

Com tudo isso na mesa, está mais do que claro que produzir o conteúdo que você está oferecendo em vídeos, assim como para divulgá-lo, é um dos caminhos mais sólidos para se tornar um produtorafiliado qualificado, cabe a nós agora jogar uma luz na pavimentação dessa estrada, ou melhor, uma iluminação nesse cenário.

Estudo é sempre o melhor jeito

Antes de sair fazendo vídeos por aí, descubra exatamente o que o seu público-alvo espera de um audiovisual em seu segmento. Questionários nas redes sociais e páginas específicas podem ser um ótimo começo, assim como boa observação do que alguns produtores já estabelecidos têm oferecido (o que não tem nada a ver com cópia).

Importante também entender sobre a construção dos vídeos, algumas técnicas básicas, dos equipamentos aos enquadramentos (falaremos mais sobre), mas tudo isso você pode ir pegando com o tempo, não é necessário virar um diretor renomado para começar a criar os primeiros materiais.

Enfim, manter-se atualizado e atuante, buscar o aperfeiçoamento nas técnicas que envolvem a produção de vídeos e criar exatamente aquilo que muita gente têm corrido atrás (e muitas vezes nem sabe), é o início ideal para o seu empreendimento online, pode botar fé.

Produção propriamente dita

Como sabemos, não basta bater três vezes as mãos, com uma ideia na cabeça, para que o vídeo apareça em seu computador. Precisamos de alguns equipamentos para fazer com que eles tomem forma. O básico do básico, se você estiver pensando naquele formato que tem se mostrado eficiente, de apresentação + cenário adequado, bem youtuber mesmo, é um tripé, uma câmera DSLR e um microfone.

Iluminação externa, câmeras auxiliares, tudo isso é secundário, com os meses você pode ir incorporando esses elementos à sua produção. Na verdade, se o seu celular for bom o suficiente, é possível gravar os vídeos com ele mesmo. Vários deles já podem tomar o lugar das câmeras, ou seja, gaste apenas se você achar imprescindível e tiver condição para isso, logicamente.

Um editor de vídeo também é mais do que necessário. Dos mais complexos, como o Premiere aos mais básicos, todos podem fazer o serviço, tudo vai depender de sua intimidade com eles.

Repetiremos apenas para ter certeza de que não passe batido. É possível que você não seja um especialista na edição de vídeos, e nem precisa ser. Alguns tutoriais facilitam bastante a sua vida, principalmente nos programas mais simples.

Assim como é possível pedir para que freelancers finalizem o trabalho, reunindo as gravações e inserindo os efeitos imaginados. Existem inúmeros sites que aproximam os profissionais de audiovisual dos produtores, o Google resolve isso para você. Para pessoas que têm pouquíssima intimidade com os computadores, é de fato a melhor saída.

 

Conteúdos Contundentes

Ao investir seu tempo na criação de vídeos de conteúdo, procure sempre veicular aquilo que pode ser considerado um diferencial, nada de ficar gastando minutos nas filmagens com temas e materiais que não prendam a atenção dos possíveis clientes, ou que não convençam aqueles que já consumiram, mesmo que um produto gratuito.

A intenção é criar um produto que sirva de inspiração ao consumidor, além de fornecer as informações pelas quais interessados buscaram os seus infoprodutos. Quando a intenção é manter os visitantes por perto, não esqueça de fornecer materiais com frequência, adotando um estilo, sem deixar de trazer inovações.

 

Integração Total

Falávamos de sistemas e engrenagens há pouco, agora é hora de voltar ao assunto. O marketing de conteúdo de qualidade exige completa integração entre as páginas e redes que você mantém para atrair suas personas, fazendo uso das ferramentas do WordPress, do Facebook, do Instagram e tudo o que mais for necessário.

Criar conteúdo específico para cada uma delas também é aconselhável, de verdade. Vídeos no Youtube, por exemplo, podem ser um pouco maiores, já as veiculações em redes dinâmicas, como o Instagram, devem ser das mais sucintas, apenas chamando para outras ações, estratagema conhecido no meio como “call to action”, CTA, para os mais íntimos.

 

Perseverança

Nossa última dica tem um “Q” de autoajuda, é verdade, mas é um dos segredos para alavancar seu e-commerce (não ajudou, né?). É possível que você tome uma canseira na capitação ou na edição do primeiro vídeo, não fique feliz com a sua atuação, ou com os efeitos criados por um terceiro.

Assim como não tenha obtido o alcance desejado, muito menos o engajamento. Poucos entram nesse ramo com tudo perfeitamente arredondado, mas os que atingem os melhores resultados têm algo em comum: Aperfeiçoamento.

Procure fazer materiais simples nos primeiros nos primeiros vídeos, se preocupe mais com o material, com a essência. O jeito vem com a prática e, acredite, você vai tomar gosto pela atividade.