O modo como consumimos conteúdo na internet mudou nos últimos anos e, cada vez mais, os vídeos e lives nas redes sociais estão frequentes.

É só entrar no Instagram para observar a quantidade de empresas, digital influencers e marcas fazendo lives para se comunicar diretamente com o público.
De acordo com especialistas em marketing digital, a estratégia é atualmente uma das melhores formas para aumentar a visibilidade da empresa e alcançar mais sucesso. O impacto gerado pelas transmissões ao vivo são enormes e muito positivos, claro, quando se tem uma pauta e abordagem bem planejada.
Inclusive, alguns dados já ilustram o quanto o live stream tem crescido. Apenas no Facebook foram 330% no ano de 2017. Hoje, porém, uma das melhores redes sociais para fazer transmissão ao vivo é o Instagram, o queridinho do momento.
Quer começar a gravar vídeos e fazer lives nas redes sociais?

Confira 5 pontos que você precisa saber para conseguir ter bons resultados

1 – Definir pauta é o primeiro passo
Principalmente para empresas, sejam elas micro ou grande, a pauta é fundamental para ter um guia muito bem definido sobre o que irá ser abordado durante a transmissão ao vivo. Não se pode entrar ao vivo à toa, apenas para aparecer de qualquer jeito para o público. Afinal, você tem um negócio que precisa passar seriedade aos clientes.
As redes sociais são o cartão de visita nos dias de hoje; é ali que acontece o primeiro contato com pessoas que poderão se tornar futuros clientes ou não. Assim como a forma como nos comunicamos mudou, o nosso modo de consumir também. As pessoas compram de quem elas veem o rosto, de quem elas conseguem olhar nos olhos e ter uma identificação. É assim que acontece o consumo na internet.
Portanto, antes de fazer a live planeje a pauta, coloque tópicos e sempre reserve uma parte da live para responder perguntas de seus seguidores.

2 – Empresas devem priorizar a qualidade da imagem
O live streaming, principalmente aqueles realizados por empresas e escolas e cursos online, são realizados com excelente infraestrutura para que a comunicação de imagem e som sejam entregues da melhor maneira possível a todos que estão assistindo.
Sua empresa deve pensar na live como uma tarefa primordial do negócio e, por isso, deve ser planejada para alcançar o melhor resultado.
A qualidade da imagem e som transmite também profissionalismo, se tornando assim um ponto primordial para mostrar aos seguidores a seriedade do seu negócio. Jamais faça uma live dentro do quarto, com a cama bagunçada atrás.
Empresas e negócios online precisam demonstrar o mesmo profissionalismo dos negócios físicos. Não tem jeito, a internet e o consumo de vídeos veio para ficar e os empreendedores precisam se adaptar.

3 – É preciso objetivo definido
Lançar um produto, apresentar uma oferta, tirar dúvidas do público, abrir novas vagas para um curso online, abordar um tema específico relacionado ao seu nicho… Enfim, é preciso ficar claro que fazer live é algo sério e que se tornou parte do trabalho de quem deseja crescer profissionalmente.
Para você ter uma ideia da importância da internet e da produção de conteúdo em vídeo, no final de 2018, uma emissora de televisão por assinatura anunciou que iria encerrar suas atividades no canal para focar apenas na transmissão de conteúdo nas redes sociais.
Devido ao crescimento da internet e os diversos aparelhos tecnológicos é que a as lives nas redes sociais se tornaram possível, e definitivamente essa forma de comunicação está mudando a nossa forma de consumir.
As lives nas redes sociais também ampliaram a capacidade de atingir pessoas. Empresas do ramo de educação em geral que costumavam realizar palestras em locais específicos, hoje podem atingir um público muito maior ao transmitir ao vivo suas palestras, seminários, encontros, etc.

4 – Quem dita a frequência é o público
Outro ponto que você precisa saber sobre live nas redes sociais é em relação a frequência. Cada plataforma pede uma estratégia diferente, assim como cada nicho tem necessidades específicas para alcançar mais gente e se comunicar com o público de forma efetiva.
Porque não adianta criar algo com frequência que não seja impactante e relevante para o público. É como mencionamos anteriormente, as lives precisam ser feitas sempre com estratégia, e não apenas para “aparecer” simplesmente.
Por isso, muitos empreendedores costumam ter essa dúvida sobre com que frequência eu devo fazer lives nas redes sociais? A resposta para isso é: depende.
No marketing digital nada é feito sem uma estratégia definida. A dica, neste caso, é observar e analisar com frequência o seu público. Use a ferramenta perguntas dos Stories, no Instagram, para entender melhor o que seus seguidores querem. Assim, você consegue definir com mais propriedade o momento certo de entrar ao vivo e a frequência.
Vale lembrar que, o melhor horário para fazer lives é entre as 18h e 22 horas. De acordo com um estudo realizado pelo próprio Instagram, o horário da almoço é excelente também, entre as 11h e 14h. Os piores horários estão entre as 15 e 17 horas.

5 – Mais credibilidade e interação

Encare a sua estratégia de marketing digital com profissionalismo. Lembre-se que é a sua marca que estará se comunicando com as pessoas e fazer lives nas redes sociais possibilita um contato direto.
Será a sua chance de passar uma mensagem efetiva, consistente e criar uma ligação com os seguidores. As pessoas compram e fecham negócios de quem elas confiam, lembre-se sempre disso.
A interação é essencial, por isso reserve uma parte da live para que os seguidores possam fazer perguntas. Jamais faça live se você não estiver disposto a conversar com simpatia e atenção.
Ao mesmo tempo que a transmissão ao vivo é uma excelente estratégia para ter mais sucesso, um simples erro ou ruído na comunicação pode acabar com a imagem de um negócio.

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