Interação é a palavra-chave para entender o fenômeno da transmissão ao vivo nas redes sociais. Mas há muitos outros fatores que precisam ser conhecidos para que o live stream seja adequado ao seu público e eficaz para a sua marca. Cresce, no mundo inteiro, o interesse por este tipo de conteúdo, como uma consequência clara do fluxo cada vez mais acelerado da comunicação. Neste artigo, cinco pontos que você precisa saber sobre a transmissão ao vivo.

 

 O que é uma transmissão ao vivo?

Este tipo de transmissão, também conhecida como live stream a emissão dos sinais de vídeo e áudio são realizadas e transmitidas em tempo real. As plataformas digitais como o Instagram, YouTube, Twitter e o Facebook já entenderam as vantagens em fazer lives.

Mas não é um investimento muito alto? Apesar do que você possa pensar, uma transmissão ao vivo poderá ser mais económica, além de rentável. E quando falamos em rentabilidade, não é só o aspecto financeiro.

Sim, este fator é muito importante, mas é preciso focar em outras variáveis como a fidelização do consumidor e divulgação da sua marca. Mas quais serão as vantagens da live stream?

Vale a pena começar com esta frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. No caso, da comunicação nas redes sociais, o que vale mais do que mil palavras é o vídeo. Os números confirmam que o tráfego nas redes é cada vez mais dominado por este tipo de conteúdo.

As vantagens de optar pelo live stream podem ser identificadas como:

  • Alcance
  • Interação
  • Custos

Optar pela transmissão ao vivo dos conteúdos da sua empresa é uma estratégia de divulgação de seus produtos e serviços que aumentará o alcance da mensagem pretendida.

E não só em números de pessoas alcançadas, mas também nos locais que ultrapassarão os limites da cidade ou do país onde sua empresa está sediada.

A interação com os consumidores poderá ser estimulada com o recurso aos chats e comentários que poderão ser respondidos, ao vivo.  Os custos envolvidos também serão mais vantajosos. Mas para perceber melhor em que consiste a transmissão ao vivo, selecionamos cinco pontos:

 

  1. Roteiro (o caminho a percorrer)

Antes de começar a planejar a sua transmissão ao vivo, é importante ter em mente alguns pontos como a temática da transmissão ao vivo.

Pensando em produtos digitais, a roteirização, para além de ser a coluna vertebral deste tipo de produto, promove um maior engajamento de público.

Saber de onde você parte e onde quer chegar é fundamental para criar uma imagem competente e profissional. E isso se chama roteiro.

 

  1. Cenário preparado

 

Transmitir um conteúdo ao vivo para além da pré-definição do roteiro temático exige outros cuidados. Pensar como será o local onde a transmissão será realizada é um ponto importante e que precisa ser considerado. Perguntas como:

  • Quantas pessoas aparecerão?
  • Será uma gravação externa ou interna?
  • Qual é o tipo da iluminação?
  • Como é a qualidade da acústica?

 

Estas são algumas perguntas que são fundamentais para pensar de que maneira o seu conteúdo será transmitido ao vivo. E garantir que não aconteçam imprevistos durante a transmissão.

 

 

 

  1. Os equipamentos adequados

A escolha dos equipamentos adequados está dependente dos fatores acima descritos: roteiro e definição do ambiente em que a transmissão ao vivo acontecerá.

A qualidade de imagem é um elemento atrativo para o público que assiste a transmissão ao vivo. Neste ponto é importante ressaltar a escolha acertada da câmera a ser usada.

Podemos pensar em equipamentos que são fundamentais e fazem toda a diferença na qualidade de conteúdos transmitidos ao vivo como a câmera e o microfone, mas computador e uma excelente conexão a internet também devem ser assegurados.

Quanto a câmera, a escolha deverá privilegiar as que realizem filmagem Full HD. Em alguns casos, poderá ser necessário o uso de um tripé que dará uma maior sustentabilidade a câmera.

Por sua vez, o microfone é um equipamento fundamental para a transmissão do som ao vivo com qualidade. No mercado poderão ser encontrados em vários formatos e de acordo com a necessidade do projeto. Para isto, é importante identificar:

 

  • Local de gravação
  • Número de participantes
  • Tipo e quantidade de ruído

 

Outro ponto a ter em conta é a compatibilidade entre o microfone e a câmera escolhidas.

 

  1. Acerte os detalhes (antes de entrar no ar)

 

Este ponto é fundamental e falamos de testes. Ao vivo não é (e nem pode ser) sinônimo de improviso.

Uma transmissão desta natureza deverá ser testada para que quando estiver “no ar” os imprevistos sejam evitados e as interrupções durante a transmissão ao vivo para ajustar a luz e o microfone, por exemplo não aconteçam. Poderá ser encarado, pelos usuários, como um sinal de amadorismo.

 

 

  1. O público como objetivo

 

A interação com o público é fundamental. E não é só durante a transmissão ao vivo do seu conteúdo.

Durante o tempo de duração da live, será possível “medir a temperatura” da audiência por meio dos comentários e da interação direta com perguntas que, caso seja compatível com o roteiro pré-definido, poderão ser respondidas em tempo real.

Mas a interação não para por aqui. É preciso ter em mente que o público é o objetivo – fidelizá-lo com conteúdos relevantes é o primeiro passo, mas há mais:

 

  • Conteúdo disponível
  • Agradecimento
  • Análise de resultados

 

Ao disponibilizar o conteúdo, várias necessidades do público que a sua empresa ou marca pretenda atingir serão contemplados. Como por exemplo, rever o conteúdo na íntegra ou um trecho em particular.

O arquivo poderá ser compartilhado nas redes sociais ou enviado diretamente para os usuários.

O fato de agradecer aos usuários, mais do que uma estratégia de fidelização do seu público é também uma forma de aprimorar o conteúdo da live. É um bom momento para solicitar a opinião sobre o conteúdo transmitido.

Mas não basta só a transmissão. Para que, a empresa ou a marca seja, bem-sucedida, eficientes na comunicação ao vivo, é fundamental analisar os resultados. E que dados poderão ser analisados?

  • Número de comentários
  • Curtidas
  • Visualizações
  • Compartilhamento

 

Atualmente, a maioria das plataformas disponibilizam, em tempo real, dados sobre as transmissões ao vivo.

E como último ponto é fundamental: consultar empresas que oferecem um serviço de qualidade.

Se tem interesse neste assunto, consulte a BiFilmes entrando em contato pelo telefone +55 (11) 4506.3106, pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br. Ou envie um WhatsApp: (11) 9 841-61413.