Interação é a palavra-chave para entender o fenômeno da transmissão ao vivo nas redes sociais. Mas há muitos outros fatores que precisam ser conhecidos para que o live stream seja adequado ao seu público e eficaz para a sua marca. Cresce, no mundo inteiro, o interesse por este tipo de conteúdo, como uma consequência clara do fluxo cada vez mais acelerado da comunicação. Neste artigo, cinco pontos que você precisa saber sobre a transmissão ao vivo.
O que é uma transmissão ao vivo?
Este tipo de transmissão, também conhecida como live stream a emissão dos sinais de vídeo e áudio são realizadas e transmitidas em tempo real. As plataformas digitais como o Instagram, YouTube, Twitter e o Facebook já entenderam as vantagens em fazer lives.
Mas não é um investimento muito alto? Apesar do que você possa pensar, uma transmissão ao vivo poderá ser mais económica, além de rentável. E quando falamos em rentabilidade, não é só o aspecto financeiro.
Sim, este fator é muito importante, mas é preciso focar em outras variáveis como a fidelização do consumidor e divulgação da sua marca. Mas quais serão as vantagens da live stream?
Vale a pena começar com esta frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. No caso, da comunicação nas redes sociais, o que vale mais do que mil palavras é o vídeo. Os números confirmam que o tráfego nas redes é cada vez mais dominado por este tipo de conteúdo.
As vantagens de optar pelo live stream podem ser identificadas como:
- Alcance
- Interação
- Custos
Optar pela transmissão ao vivo dos conteúdos da sua empresa é uma estratégia de divulgação de seus produtos e serviços que aumentará o alcance da mensagem pretendida.
E não só em números de pessoas alcançadas, mas também nos locais que ultrapassarão os limites da cidade ou do país onde sua empresa está sediada.
A interação com os consumidores poderá ser estimulada com o recurso aos chats e comentários que poderão ser respondidos, ao vivo. Os custos envolvidos também serão mais vantajosos. Mas para perceber melhor em que consiste a transmissão ao vivo, selecionamos cinco pontos:
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Roteiro (o caminho a percorrer)
Antes de começar a planejar a sua transmissão ao vivo, é importante ter em mente alguns pontos como a temática da transmissão ao vivo.
Pensando em produtos digitais, a roteirização, para além de ser a coluna vertebral deste tipo de produto, promove um maior engajamento de público.
Saber de onde você parte e onde quer chegar é fundamental para criar uma imagem competente e profissional. E isso se chama roteiro.
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Cenário preparado
Transmitir um conteúdo ao vivo para além da pré-definição do roteiro temático exige outros cuidados. Pensar como será o local onde a transmissão será realizada é um ponto importante e que precisa ser considerado. Perguntas como:
- Quantas pessoas aparecerão?
- Será uma gravação externa ou interna?
- Qual é o tipo da iluminação?
- Como é a qualidade da acústica?
Estas são algumas perguntas que são fundamentais para pensar de que maneira o seu conteúdo será transmitido ao vivo. E garantir que não aconteçam imprevistos durante a transmissão.
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Os equipamentos adequados
A escolha dos equipamentos adequados está dependente dos fatores acima descritos: roteiro e definição do ambiente em que a transmissão ao vivo acontecerá.
A qualidade de imagem é um elemento atrativo para o público que assiste a transmissão ao vivo. Neste ponto é importante ressaltar a escolha acertada da câmera a ser usada.
Podemos pensar em equipamentos que são fundamentais e fazem toda a diferença na qualidade de conteúdos transmitidos ao vivo como a câmera e o microfone, mas computador e uma excelente conexão a internet também devem ser assegurados.
Quanto a câmera, a escolha deverá privilegiar as que realizem filmagem Full HD. Em alguns casos, poderá ser necessário o uso de um tripé que dará uma maior sustentabilidade a câmera.
Por sua vez, o microfone é um equipamento fundamental para a transmissão do som ao vivo com qualidade. No mercado poderão ser encontrados em vários formatos e de acordo com a necessidade do projeto. Para isto, é importante identificar:
- Local de gravação
- Número de participantes
- Tipo e quantidade de ruído
Outro ponto a ter em conta é a compatibilidade entre o microfone e a câmera escolhidas.
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Acerte os detalhes (antes de entrar no ar)
Este ponto é fundamental e falamos de testes. Ao vivo não é (e nem pode ser) sinônimo de improviso.
Uma transmissão desta natureza deverá ser testada para que quando estiver “no ar” os imprevistos sejam evitados e as interrupções durante a transmissão ao vivo para ajustar a luz e o microfone, por exemplo não aconteçam. Poderá ser encarado, pelos usuários, como um sinal de amadorismo.
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O público como objetivo
A interação com o público é fundamental. E não é só durante a transmissão ao vivo do seu conteúdo.
Durante o tempo de duração da live, será possível “medir a temperatura” da audiência por meio dos comentários e da interação direta com perguntas que, caso seja compatível com o roteiro pré-definido, poderão ser respondidas em tempo real.
Mas a interação não para por aqui. É preciso ter em mente que o público é o objetivo – fidelizá-lo com conteúdos relevantes é o primeiro passo, mas há mais:
- Conteúdo disponível
- Agradecimento
- Análise de resultados
Ao disponibilizar o conteúdo, várias necessidades do público que a sua empresa ou marca pretenda atingir serão contemplados. Como por exemplo, rever o conteúdo na íntegra ou um trecho em particular.
O arquivo poderá ser compartilhado nas redes sociais ou enviado diretamente para os usuários.
O fato de agradecer aos usuários, mais do que uma estratégia de fidelização do seu público é também uma forma de aprimorar o conteúdo da live. É um bom momento para solicitar a opinião sobre o conteúdo transmitido.
Mas não basta só a transmissão. Para que, a empresa ou a marca seja, bem-sucedida, eficientes na comunicação ao vivo, é fundamental analisar os resultados. E que dados poderão ser analisados?
- Número de comentários
- Curtidas
- Visualizações
- Compartilhamento
Atualmente, a maioria das plataformas disponibilizam, em tempo real, dados sobre as transmissões ao vivo.
E como último ponto é fundamental: consultar empresas que oferecem um serviço de qualidade.
Se tem interesse neste assunto, consulte a BiFilmes entrando em contato pelo telefone +55 (11) 4506.3106, pelo e-mail: contato@bifilmes.com.br. Ou envie um WhatsApp: (11) 9 841-61413.