O mundo mudou e com ele a maneira como consumimos bens e serviços. E os conteúdos midiáticos não fogem a esta regra. Praticidade, comodidade são só algumas das vantagens de quem opta por consumir conteúdos diretamente da internet e em tempo real. É uma revolução que tem dois grandes gigantes como referência: Netflix e Spotify. Mas é muito mais do que isso. Neste artigo, descubra 5 pontos que você precisa saber sobre o streaming (e como ele já está na sua vida).

 

  1. O que é o streaming?

O conceito de streaming poderá ser definido como a transferência de dados na internet. O objetivo é o envio de informações multimídia de servidores para clientes.

Em termos práticos, o conteúdo multimídia que é consumido, sem a necessidade de download, durante o processo de carregamento, poderá ser considerado streaming.

É uma tendência mundial e não falamos só de gigantes como o Netflix e o Spotify. No Brasil, cresce o número de empresas que usam esta tecnologia como uma estratégia de divulgação de conteúdos, reforço da marca e aumento da interação qualitativa com os seus usuários.

 

  1. Vantagens do streaming

A tradução do termo em inglês, “correnteza” ou “fluxo” explica não só o seu significado, mas também as vantagens para o consumidor em adquirir este tipo de serviço.

O fluxo contínuo na transmissão de conteúdo, sem a necessidade do download, permite uma melhoria na experiência do usuário: sem pausas, sem perda de tempo.

Por outro lado, o consumidor não está mais dependente de conteúdos formatados (e pouco personalizados) pensados e veiculados pelas grandes cadeias de televisão e rádio.

A opção pelo o que ver (e ouvir), quando e como ver (e ouvir) é da responsabilidade do usuário que cria um “menu” próprio de acordo com as suas necessidades e expectativas. É uma grande revolução na maneira como se consome conteúdos multimídia.

Por outro lado, novas profissões foram originadas com o aparecimento do streaming.

  • Youtubers
  • Vloggers
  • Influenciadores digitais
  • Podcasters

Todo um novo universo profissional que orbita em torno do streaming e das mídias socias. Um ambiente digital que promove o crescimento de profissionais autónomos e produtores de conteúdo.

 

  1. Só para grandes empresas?

Não necessariamente. As condições do mercado multimídia estão em crescente evolução e a cada dia se aprimoram as ferramentas necessárias para que empreendedores digitais e empresas possam investir em streaming.

Apostar em vídeos online sob demanda é uma oportunidade de posicionamento no mercado e há empresas experientes e qualificadas que oferecem este tipo de serviços como a Bi Filmes.

Com propostas inovadoras e eficientes em todo o processo na produção de vídeos e conteúdo digital de impacto no universo dos vídeos online sob demanda. Ou seja, nem só de Netflix vive o streaming. E isso acontece por duas razões:

  • Plataformas digitais
  • Empreendedorismo

 

Vivemos uma verdadeira revolução tecnológica com o surgimento do ambiente digital e das redes sociais. Este fenómeno alterou, por completo, a maneira não só como comunicamos, consumimos, mas essencialmente como vivemos.

As plataformas digitais surgem nesta sequência de inovações para permitir a hospedagem e distribuição de conteúdos audiovisuais de forma rápida e eficaz. Atualmente, é possível encontrar plataformas profissionais que permitem a hospedagem do canal para fazer streaming.

Por outro lado, e também como consequência do surgimento deste tipo de ferramenta, há uma mudança na mentalidade da forma como o trabalho é visto em nossas sociedades.

Cada vez mais, pessoas optam pelo empreendedorismo e até pelo trabalho freelancer digital como forma de ocupação profissional. O fato de empreender exige uma mudança na forma como se observa o mercado de trabalho e as oportunidades.

Em termos práticos, isso chama-se segmentação de mercado ou nichos. Os empreendedores digitais procuram por nichos de mercado, públicos segmentados, e produzem conteúdo midiático personalizado para cativar este público em específico.

 

  1. Streaming: como fazer?

A produção de conteúdos para streaming exige um planejamento pensado e cuidadoso. Esta estratégia de divulgação e fidelização de público precisa saber responder a determinadas perguntas como:

  • Quem é o público?
  • Que tipo de mensagem?
  • Qual é o objetivo?

 

Esta estruturação prévia será fundamental no desenho do roteiro que guiará a execução do conteúdo streaming.

É também importante pensar nos aspectos técnicos como: o cenário, os equipamentos adequados como câmera e microfone e na maneira como o material em bruto será editado.

Outra decisão a ser tomada é escolher o canal adequado para a exibição do seu conteúdo. As opções são variáveis e devem representar a identidade da sua empresa ou marca e a relação com o seu público-alvo. Site, canal, blog são algumas alternativas.

A escolha da plataforma onde os seus conteúdos ficarão alojados e gerenciados é de suma importância. Há vários problemas que poderão ocorrer com a estabilidade dos materiais, a distribuição correta para todos os tipos de dispositivos, a segurança e que deverão ser evitados com a escolha da plataforma que melhor responde às necessidades e as expectativas da sua empresa ou marca.

No caso de plataforma de vídeo não gratuita, a escolha poderá representar uma série de ofertas de ferramentas como:

 

  • Marketing
  • Privacidade
  • Venda e monetização

 

  1. E o live streaming?

Live streaming é uma versão do streaming. A diferença é que o conteúdo é transmitido online. Durante a live, o conteúdo é transmitido para o usuário em tempo real – no momento em que está acontecendo.

Este serviço é muito utilizado na transmissão de eventos de diversas naturezas como a esportiva, ou cursos e é uma maneira eficaz de gerar um engajamento com o público.

Neste caso, o critério de escolha da plataforma de vídeo mais indicada para o objetivo da sua empresa ou marca é fundamental.

Apesar dos conteúdos streaming serem mais associados a vídeo, especialmente pela presença forte da Netflix, eles não se limitam a eles. O streaming poderá ser usado como ferramenta de divulgação de outros tipos de artigos como cursos, revistas, livros, entre outros.

Converse com os especialistas da BiFilmes

O streaming é uma poderosa ferramenta de divulgação de conteúdos e interação com públicos e se pretende saber mais como desenvolver conteúdos vídeo e lives de qualidade, consulte a BiFilmes pelo número +55 (11) 4506.3106, e-mail: contato@bifilmes.com.br e WhatsApp: (11) 9 841-61413