Uma das formas de se destacar atualmente é aproveitar as infinitas possibilidades que a internet nos oferece. Ela não apenas ajuda o seu projeto a atingir mais gente, como também permitiu fazer a realização de um marketing mais acessível.

A transmissão ao vivo em eventos se tornou muito presente nas pequenas, médias e grandes empresas por ser uma ferramenta excelente para conseguir bons resultados.

Todos os setores são beneficiados com a transmissão ao vivo, mas principalmente a área de educação tem aproveitado ainda mais essa ferramenta de marketing digital.

Quer dar os primeiros passos no live streaming? Confira essas que preparamos pra você começar logo!

 

Transmissão ao vivo em eventos: por que você deve fazer?

Há alguns anos, quando se falava em eventos corporativos, era comum imaginarmos algo muito grandioso, onde era necessário alugar um espaço enorme, convidar imprensa, parceiros, clientes e ainda preparar coffee break e brindes personalizados. É claro que eventos do tipo ainda existem aos montes e continuam sendo de extrema importância para os negócios.

Mas hoje a internet os equipamentos de mídia abriram novas oportunidades, facilitando muito a realização de eventos mais simples e com a mesma capacidade de gerar resultados.

Uma live bem planejada pode ajudar a sua empresa nos mais variados objetivos, desde conseguir novos clientes, gerar leads, fazer vendas, anunciar um produto ou serviço novo… E não precisa lotar um grande auditório para comunicar suas novidades para as pessoas. Basta uma câmera, um microfone e um bom roteiro.

Para quem ainda não começou a gravar vídeos ou fazer lives, uma boa pedida é experimentar a ferramenta stories do Instagram. É uma ótima forma de perder aquela vergonha que todos têm no início na hora de gravar, e você ainda conseguirá chamar a atenção de mais gente.

Tanto que, estima-se que uma transmissão ao vivo gere um engajamento 10 vezes maior do que os demais tipos de vídeos e conteúdos. Portanto, este é um bom motivo para você perder a vergonha e começar a entrar ao vivo nas suas redes sociais, o que acha?

 

Dicas para fazer transmissão ao vivo em seus eventos

 

1 – Planejamento e objetivos bem definidos  

O primeiro passo é fazer um planejamento do evento, definindo muito bem o seu principal objetivo e o que irá comunicar durante a transmissão. Não importa se a live será de 5 minutos ou 1 hora, ter um planejamento, mesmo que simples, é fundamental para que o resultado não cause efeito contrário.

Um simples erro na transmissão ao vivo pode prejudicar a imagem da sua empresa. Então, se você tem uma equipe de marketing, chame-os para uma reunião onde todos possam colaborar com ideias e ajudar no planejamento.

Pense sobre o que você quer com a transmissão ao vivo:

  • Gerar leads
  • Anunciar uma promoção
  • Falar sobre um novo produto ou serviço
  • Tirar dúvidas dos seus seguidores
  • Fazer uma aula, apresentando um conteúdo novo

2 – Avise sua audiência e atinja mais pessoas

Você deve estar pensando como vai fazer essa live, quais são os recursos e equipamentos necessários, não é mesmo? Você pode usar a própria câmera do celular, caso pretenda começar suas lives no Instagram.

Então, conforme seu projeto for evoluindo, e sentir que chegou o momento de fazer eventos maiores, você pode contratar uma equipe especializada que irá cuidar de toda a logística.

Pois bem, definido o planejamento e temática da live, é hora de usar as redes sociais, assim como todas as demais mídias para avisar a sua audiência. Faça anúncios e patrocine os posts sobre a transmissão ao vivo, detalhando o que será abordado no dia. Assim você poderá atingir ainda mais pessoas.

 

3 – Conteúdo e roteiro de qualidade

Uma live precisa de conteúdo, assim como tudo nas redes sociais. Hoje as pessoas passam muito tempo na internet e nos smartphones, então é ali que estão seus futuros clientes. Quem são as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo? O que elas querem?

Através de questionamentos do tipo, você pode iniciar a segunda etapa para fazer transmissão ao vivo em seus eventos. É muito comum usar a live para oferecer um conteúdo diferente, fazer uma vídeo-aula e coisas do tipo. Então, isso precisa de um roteiro com tudo o que você pretende passar de conteúdo para seus seguidores. Dentro do roteiro, reserve um tempo onde você irá abrir para perguntas. Isso é fundamental e abre um canal para que as pessoas interajam com você, gerando mais confiança.

 

4 – Faça captura de leads

Não importa se o evento é presencial ou online, você deve incluir a captura de leads. Se essas pessoas assistiram sua transmissão ao vivo é porque têm interesse no seu conteúdo, e isso já é algo que pode se transformar em vendas lá na frente. Só que para isso você vai precisar do contato delas para poder continuar realizando uma comunicação mais direta e efetiva. É o momento de estreitar os laços.

 

5 – Peça para o público interagir

Durante a live, avise as pessoas para comentar, fazer perguntas e compartilhar o conteúdo com uma TAG personalizada do evento. Isso gera mais engajamento em suas redes sociais e o conteúdo vai continuar atingindo mais gente, mesmo após o evento.

Caso o evento seja presencial, vale a pena investir em cartazes para deixar a TAG, incentivando a todos utilizarem e ainda marcarem as redes sociais da sua empresa quando fizerem postagens.

 

E aí, gostou dessas 5 dicas de como usar a transmissão ao vivo em seus eventos? Aproveite para ler mais conteúdos exclusivos aqui no blog da BiFilmes.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato diretamente com nossos especialistas. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!