Uma das principais características das redes sociais é a interação entre pessoas a escala global. Se num primeiro momento, esta revolução comportamental parecia estar restrita a selfies e compartilhamentos, rapidamente se percebeu que era uma tendência.

Estimulava o consumo e que poderia ser utilizada pelas empresas e marcas, de todo o mundo, para uma aproximação inédita entre consumidores e mercado.

Atualmente, o vídeo e as transmissões ao vivo nas redes sociais ocupam um lugar de destaque. Mas como usar esta poderosa ferramenta para aproximar a sua empresa de seus clientes?

Como usar a transmissão ao vivo?

O que a sua empresa poderá ganhar investindo em lives?

As respostas poderão ser variadas, de acordo, com os objetivos de cada empresa, mas de forma geral, podemos identificar, entre outros, três pontos.

 

  • Formar laços de confiança:
  • Fortalecer a sua empresa;
  • Humanizar a sua empresa

 

Uma das principais características e vantagens das redes sociais é a interatividade. Estar em contato com os consumidores nunca foi tão fácil e rápido, mas exige cuidados e uma atenção maior na concorrência.

A interatividade é um conceito que surge, com mais força, com as novas midias sociais. No caso da transmissão ao vivo, ela é potenciada. Durante a live, o usuário poderá comentar e ter suas dúvidas lançadas no chat.

Além de compartilhar com outros usuários o conteúdo da transmissão ao vivo aumentando a divulgação orgânica da marca.

Para compreender melhor o que é e como usar esta poderosa ferramenta de relacionamento com os clientes, acompanhe cinco dicas que podem fazer a diferença.

 

  1. Conheça o seu público

Este é o primeiro dos cinco pontos de como usar a transmissão ao vivo para se aproximar de seus clientes. E é proposital. A grande chave de compreensão de como interagir com o seu público é saber para quem a sua empresa está falando.

Parece óbvio, mas nem sempre está tão claro assim. Por isso, invista no conhecimento detalhado de quem consome a sua marca: defina dados concretos (idade, profissão, localização geográfica), mas também sonde as expectativas e os sonhos.

As lives poderão ser instrumentos poderosos que concorrem para a humanização da sua empresa.

 

  1. Localize seu público as redes sociais

Cada empresa é única e cada rede social tem características próprias. Os usuários até poderão transitar entre as diversas plataformas disponíveis, mas, geralmente, a uma ou duas em que tem presença digital mais constante.

E isso também tem a ver com o segmento da sua empresa. O comportamento digital de jovens não é semelhante ao de adultos. Conforme o segmento da marca, o conteúdo será direcionado para determinada rede social.

 

  1. Antecipe problemas e traga soluções

 

A interatividade permite a recolha de informações fundamentais sobre o comportamento dos consumidores. Um rastreio bem feito das maiores dúvidas dos usuários é uma fonte de informação essencial para criar conteúdos relevante para a transmissão ao vivo.

Ou seja, informações que façam a diferença na vida das pessoas.  Tutoriais são um bom exemplo deste tipo de comunicação. Explicar de forma clara e concisa a melhor maneira de resolver determinado problema é uma mais valia.

E que aproxima os consumidores das empresas através das redes sociais.

Se pensarmos que, atualmente, a maioria das pessoas tem na internet a mais importante fonte de pesquisa (para não dizer a única), as empresas só têm a ganhar com a presença digital.

Desde que tenham uma rotina programada de transmissões ao vivo com conteúdos que antecipem problemas e dúvidas. Assim,  aproximarão os consumidores.

 

  1. Fale a língua dos seus clientes (mas não esqueça a sua)

O que está em causa é a autenticidade nas suas comunicações. Este ponto está relacionado com os anteriores: conhecer e localizar o público nas redes sociais.

Na hora de comunicar, a sua empresa deverá usar palavras e situações que sejam facilmente compreendidas pelos clientes. Equívocos e ruídos comunicacionais poderão criar dinâmicas de afastamento.

Mas não deverá esquecer que a sua marca tem um posicionamento próprio, uma imagem e linguagem que deverá ser uniforme em todos os canais de comunicação usados. Inclusive nas redes sociais. Ser autêntico é uma estratégia de marketing que deverá ser replicada no ambiente digital.

Vale lembrar que a comunicação nas redes sociais é fluída e quanto mais autêntica ela for, mais fácil será manter a fluidez na transmissão ao vivo dos conteúdos planejados. Se preferir, para ter uma maior segurança, poderá usar ferramentas como slides que complementam a narrativa.

 

  1. Arrisque, mas com qualidade

Para além da interatividade, outra das principais características das redes sociais é o imediatismo. O fato de acontecer em tempo real poderá ser um fator dissuasor para muitas empresas. Há um receio de comprometer a imagem da marca por uma live.

E não sem fundamento. Exemplos provam que a repercussão do fluxo de informações na internet é verdadeiramente potente. Mas isso não significa que as empresas não devem arriscar.

O fato de não ter ou ter uma presença digital discreta poderá comprometer a oportunidade de estar próximo de seus clientes.  Investir numa presença digital profissional trará benefícios para o engajamento da sua empresa com os seus clientes.

Entender os consumidores como parceiros é um passo em frente, não só para entender o engajamento, mas a importância de usar a live para se aproximar de seus clientes. Quando bem engajados, estes “verdadeiros parceiros” favorecerão:

  • Reforço positivo da marca;
  • Divulgação orgânica;
  • Fidelização

 

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Se a empresa tiver receio em arriscar, há empresas no mercado especializadas em criação de conteúdo digital e transmissão ao vivo que impactam positivamente o público. Um conteúdo digital de qualidade favorece o engajamento.

Neste sentido, a empresa deverá arriscar, mas com qualidade. Aspectos como som, cenário e iluminação são pontos fundamentais para uma transmissão ao vivo de qualidade.

Por isso, empresas certificadas como a BIFilmes é uma boa opção para conteúdos que dialoguem com todo o tipo de classes sociais e segmentos de mercado.

Fazer esta ponte entre os consumidores e as empresas é um dos propósitos desta empresa que poderá ser consultada pelo email, número +55 (11) 4506.3106 e WhatsApp: (11) 9 841-61413.